segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Exemplo de Manifestações da cultura afro-brasileira.

    O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse país exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil. Devido à quantidade de escravos recebidos, os estados de Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados. A partir do século XX, as manifestações começaram a ser aceitas e celebradas como expressões artísticas, e que hoje fazem parte do dia a dia dos brasileiros.

·         Música: A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba que gerou também diversos sub-gêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.



·         Capoeira: Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, a capoeira era ensinada aos negros cativos que logo foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança. A liberação da prática no Brasil aconteceu apenas na década de 1930.

·         Religião: A África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. As religiões afro-brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. Nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. Com raízes africanas, a Umbanda também se popularizou entre os brasileiros. Agrupando práticas de vários credos, entre eles o catolicismo, a Umbanda originou-se no Rio de Janeiro, no início do século 20.

·         Culinária: Outra grande contribuição da cultura africana se mostra à mesa. Pratos como o vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, bala de coco e muitos outros exemplos são iguarias da cozinha brasileira e admirados em todo o mundo. A mais conhecida, é a famosa feijoada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário